quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Mais uma das minhas ideias.

Razões ecológicas:
  • Reduzir
um elo da cadeia alimentar;
  • Reduzir o impacto ambiental da nossa alimentação;

  • "Para produzir carne é necessário cultivar plantas, que alimentam o gado, que por sua vez irá alimentar o Homem. Durante o passo de alimentação do gado foram gastos recursos como a água, energia e tempo, que poderiam ter sido poupados se o Homem consumisse diretamente os vegetais."

    O Exempo que nos é dado é sefundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). Diz que para a produção de 1kg de carne bovina são gastos cerca de 15 mil litros de água, tendo em conta o consumo do animal durante a sua vida.

    Razões éticas:

    • O facto de sacrificar a vida de um animal para alimentar uma pessoa, especialmente quando a vida dessa pessoa não depende da vida do animal. (para refutar esta ideia podemos falar da lei da sobrevivência, que de facto é um argumento válido, no entanto não podemos negar que o ser humano chega a desperdiçar nas suas casa kilos de comida por ano, quem sabe por mês! E todos temos uma pequena noção da quantidade de seres humanos que existem no mundo, tendo em conta apenas dois continentos: o Europeu e o Americano, que provavelmente será o que consome mais carne, cada pessoa é capaz de comer duas refeições de carne diariamente, então imaginemos a quantidade deste alimento que tem de ser produzida diariamente para a satisfação de todos nós, a quantidade de animais que têm de ser mortos para a sobrevivência de um povo que simplesmente não está para se chatear com a luta por uma utopia)
    • Outro aspecto prende-se com a forma como os animais são tratados. Os animais produzidos pela indústria agro-pecuária moderna são confinados em pequenos espaços, alimentados de forma artificial e tratados por vezes de forma brutal durante o transporte ou antes do abate.

    Fonte: www.fao.org (sobre o tema vide, Singer, P. (2004). Libertação Animal.Editora Lugano)

    (sobre o o tema vide, Singer, P. (2004).Libertação Animal.Editora Lugano).

    Informação pode chegar às nossas casa percorrendo a distância de um cLick. Basta procurar, preocupar, informar!

    1 pózinho(s):

    febo disse...

    http://vimeo.com/10550306


    É imperdoável o que aqui se passa, os males feitos aos animais em nosso prol sao de longe a nossa maior cobardia, somos todos culpados. Somos doentes, egoístas e incapazes de ver o terror que andamos a lançar neste mundinho.
    A mudança está nas nossas mãos, a escolha está nas nossas acções.

    P.s: Eu gosto de todos os temas que abordas no teu blog, sao os temas que inquietam a nossa sociedade, quero apelar-te que nunca mudes o teu pensamento, luta sempre pela igualdade.